Você está aqui: Página Inicial / Ranking dos Portais da Transparência abre mercado para administradores na gestão pública

Ranking dos Portais da Transparência abre mercado para administradores na gestão pública

por gabriel publicado 11/12/2017 10h00, última modificação 11/12/2017 10h00

O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) participou da apresentação de dados significativos nos portais da transparência tanto do Governo do Estado como das prefeituras. Segundo o 4º Ranking Estadual dos Portais da Transparência, divulgado pela Rede de Controle de Mato Grosso do Sul, na sede do Ministério Público Federal (MPF), e elaborado a partir da avaliação dos sites dos 79 municípios e do governo estadual, o Estado e 12 municípios obtiveram pontuação entre 10 e 9,5.

Segundo o procurador de Justiça Marcos Nassar, que é coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção e integra a Rede de Controle, a transparência pública é uma das formas mais eficientes de combate à corrupção. “É nesse contexto que se insere o trabalho da Rede de Controle, composta por diversos entes. Foram analisados os sites do Governo do Estado e dos Municípios de MS para aferir o cumprimento da legislação referente à transparência pública”, afirmou ele, destacando que de 0 a 10 na primeira avaliação, o Governo de MS ficou com 1,4 pontos e em 2016 e 2017, a nota foi 10. “Isso mostra uma evolução de 714%. E o mesmo aconteceu com os municípios”.

A transparência na gestão pública é um caminho sem volta, mesmo porque as novas legislações cobram atuação imediata por parte dos gestores para a eficiência na gestão. “É importante compreender que não se faz uma gestão eficiente sem a presença de profissionais de Administração. Já está mais do que na hora de prefeitos, secretários, dirigentes em geral, entenderem que administrar é para profissional de administração. Como você vai ter uma eficiência administrativa ou dar ampla transparência na sua gestão sem um profissional de administração na equipe? É praticamente impossível”, destaca o presidente do CRA-MS, Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli.

O CRA-MS tem cadeira na Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso do Sul e o representante da autarquia é o conselheiro efetivo, administrador Rogério Eloi Gomes Bezerra, que atua na gestão pública e tem experiência na área.

O procurador Mauri Valentin Riciotti falou sobre trabalho desenvolvido junto aos municípios para a criação desses mecanismos de controle. “A transparência nos portais faz parte de um projeto maior que é a criação das controladorias municipais. Nós percorremos o interior e descobrimos a inexistência de mecanismos efetivos para barrar a corrupção. Então, esse trabalho tem sido muito importante no momento em que faz o controle preventivo por meio das boas práticas, a auditoria para verificar o bom andamento das ações em execução e a ouvidoria que abre um canal para ouvir o cidadão”, explicou.

Recentemente o Conselho Federal de Administração (CFA) lançou uma plataforma de conteúdos para atender a gestão pública. Trata-se do índice de Governança Pública, que traz dados importantes para a gestão pública, bem como a avaliação dos municípios brasileiros. Todo esse material pode ser acessado no site do Sistema CFA/CRAs (www.cfa.org.br).

O Ranking Estadual dos Portais da Transparência é uma excelente oportunidade para profissionais de administração atuarem junto aos municípios avaliados. “É uma forma de mostrar aos profissionais que, aqueles que obtiverem qualificação e conhecimento na área, com certeza terão mercado para atuar e o CRA-MS tem atuado nessa linha de trabalho, pois para aproveitar as oportunidades de trabalho é preciso estar qualificado”, finaliza o presidente do CRA-MS, Adm. Alex Rodrigo Cazelli.

Critérios do Ranking Estadual dos Portais da Transparência

Os dados apresentados foram colhidos dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual de Mato Grosso do Sul na internet, avaliando-se adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. As pesquisas nos sítios eletrônicos foram realizadas de 06 a 10 de novembro de 2017.

(Assessoria de Imprensa do CRA-MS, com informações do portal Rede de Controle MS)

Publicações