Você está aqui: Página Inicial / Administração em Saúde: secretários municipais conhecem trabalho do CRA-MS

Administração em Saúde: secretários municipais conhecem trabalho do CRA-MS

por gabriel publicado 10/07/2018 22h23, última modificação 10/07/2018 22h23

De olho nas oportunidades que podem ser geradas para os profissionais de Administração, o presidente do CRA-MS, Adm. Rodrigo Cazelli, apresentou um resumo da atuação do Conselho na formação dos profissionais na área da saúde. Cazelli ministrou palestra durante reunião de secretários municipais de saúde com gestores do Conselho Regional de Farmácia, realizada nesta terça-feira (10/7), na Capital.

Na ocasião, o presidente do Conselho explicou que em Mato Grosso do Sul já é possível contar com administradores qualificados na área da saúde. "O CRA ofereceu a qualificação de alto nível nas regiões de Campo Grande e Dourados, e o curso que movimentou a classe contou com o apoio do Conselho Federal de Administração e da Associação Sul-Mato-Grossense dos Administradores. Agora estamos na fase de percorrer as instituições para contar ao mercado que existem profissionais qualificados na área da saúde", ressaltou o presidente.

Os secretários municipais que estavam presentes na reunião e assistiram a palestra, integram o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS). A presidente do Conselho Regional de Farmácia de MS, Drª Kelle Slavec, destacou que "a presença do CRA na área da saúde é garantia de orientação sobre a importância das boas práticas da gestão".

Futuramente o CRA-MS poderá avaliar uma parceria com instituições na área da saúde, mesmo porque esta é uma "força-tarefa do conselho para abrir o mercado de oportunidades para os profissionais de administração. Quanto mais administradores na gestão da saúde, mais teremos a certeza de desenvolvimento nas instituições pública e privada", disse o presidente do Conselho, Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli.

Para a Conselheira Federal de Farmácia, Drª Márcia Saldanha, "a união dos conselhos de classe vai possibilitar um grande avanço ao setor farmacêutico. Primeiro que a área da saúde realmente precisa de gestão, pois identificamos que, na maioria das vezes, não falta recursos financeiros, mas gestão. E nós, farmacêuticos, podemos contribuir com a gestão pública, principalmente aplicando a farmacoeconomia", destaca a liderança.

O presidente do CRA finalizou suas palavras destacando que esteve no Ministério da Saúde, conversando com o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde (SVS), que é um farmacêutico sul-mato-grossense, Dr. Osnei Okumoto. "Visitamos o Osnei em Brasília e tivemos a noção das oportunidades geradas pelo orgão aos municípios, mas os prefeitos e secretários vão precisar de profissionais de administração para desenvolver os projetos, acompanhar a execução e atuar na prestação de contas. Tudo isso e mais um pouco são atividades privativas dos profissionais de administração", finaliza Cazelli.

Conselho a disposição das prefeituras

Os prefeitos e secretários municipais interessados em saber mais detalhes sobre profissionais qualificados na área da gestão, podem entrar em contato com o CRA-MS pelo fone (67) 3316-0300 ou presidencia@crams.org.br.

registrado em: ,
Publicações