Você está aqui: Página Inicial / Conselho alerta prefeitos sobre a falta de administradores na gestão

Conselho alerta prefeitos sobre a falta de administradores na gestão

por gabriel publicado 08/03/2018 10h30, última modificação 14/03/2018 12h25

A notícia de que prefeitos de Mato Grosso do Sul estão se organizando para evitar a aplicação de multas consideradas “excessivas e injustas”, por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), gerou mais uma oportunidade para o Conselho Regional de Administração (CRA-MS) se manifestar  sobre o tema "gestão pública".

De acordo com o presidente do CRA-MS, Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli, “é muito importante que os prefeitos tenham em sua equipe, profissionais de administração devidamente registrados para que possam desempenhar funções estratégica dentro da gestão pública. Muitas vezes, as notificações, ressalvas e até mesmo a reprovação de contas das prefeituras, o que ocasiona em multas por parte dos órgãos fiscalizadores, são resultados de uma gestão com falhas. Tudo isso pode ser resolvido quando se tem um administrador no quadro. Não somente um, mas vários administradores e tecnólogos alocados em funções estratégicas”, destaca o líder dos administradores em Mato Grosso do Sul.

Diante da escassez de recursos financeiros, as prefeituras precisam de uma gestão que atenda as necessidades da região, que coloque ajude o prefeito e secretários a manter o equilíbrio das finanças, atos administrativos e até mesmo o comando do quadro de pessoal, dentre outras funções que o profissional de administração tem competência e habilidades para desenvolver. “Está mais do que comprovado que faltam gestores de alto nível, principalmente para atuar com projetos, o que consiste desde a sua captação até a prestação de contas. É justamente na prestação de contas onde a gestão municipal mais sofre junto aos órgãos fiscalizadores e quem perde com isso não é somente o prefeito ou sua equipe, mas principalmente a população”, afirma Rodrigo Cazelli.

Para atender várias demandas, também, da gestão pública, o CRA-MS está investindo pesado na oferta de cursos de qualificação para os profissionais de Administração. “São oportunidades que o CRA-MS está gerando para contribuir com a formação de alto nível dos profissionais e esses possam atuar junto as prefeituras reduzindo os prejuízos de gestão e ampliando os benefícios da máquina pública para a sociedade”, destaca o presidente do CRA-MS, Adm. Rodrigo Cazelli.

Com ampla experiência na gestão pública, principalmente nos municípios do interior do Estado, a Adm. Solaine Garcez Trindade, diretora administrativa e financeira do CRA-MS, alerta os gestores públicos sobre o que está por vir. “Prefeitos, governadores e até mesmo o presidente da república, que não se conscientizar de que gestão pública com excelência se faz com profissionais técnicos na equipe, dificilmente conseguirão superar os desafios, os obstáculos e a crise financeira que vem assustando o país. Os recursos estão reduzindo e é preciso saber fazer mais com menos respeitando a legislação. E quem faz isso? Os profissionais de administração, que possuem ainda outras habilidades. Não adiante, quem não tiver bons gestores na equipe, podem se preparar pois as punições acontecerão na mesma medida que o insucesso político”, afirma Solaine Trindade.

Soleine também destaca duas iniciativas que vem transformando a formação dos profissionais de Administração de MS. “Estamos com três oportunidades para intensificar a formação dos profissionais, sendo o curso de Administração em Saúde, que atende uma área bastante crítica que é a gestão da saúde, o curso Contabilidade para Administradores e ainda Perito Judicial Administrador. Ou seja, são cursos que formam turmas com capacidade de revolucionar a gestão em qualquer cidade do país. Basta os prefeitos aceitarem profissionais de alto nível na equipe, contratando mão de obra qualificada, abrindo concursos públicos, enfim, os caminhos são imensos quando se tem boa vontade”, diz a administradora.

Vale destacar ainda que os prefeitos precisam estar atentos quanto as recomendações dos órgãos fiscalizadores, uma vez que já foi detectado que os maiores problemas enfrentados pelos gestores são justamente a falta de legalidade dos atos na gestão pública e a reincidência dos erros de gestão.

Apoio às prefeituras

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul que precisarem se mais informações e orientações sobre a excelência na gestão pública, podem entrar em contato com o CRA-MS pelo fone (67) 3316-0300 ou presidencia@crams.org.br. O Conselho está de portas abertas para contribuir e se coloca a disposição para reuniões, realização de projetos e outras ações que ajudem os municípios a conquistarem a excelência na gestão pública e assim ter serviços públicos de qualidade.

registrado em:
Publicações