Você está aqui: Página Inicial / Gestão profissional: Administradoras dão dicas para empresários neste início de ano

Gestão profissional: Administradoras dão dicas para empresários neste início de ano

por gabriel publicado 07/01/2019 12h55, última modificação 10/01/2019 13h34

Os brasileiros ainda estão em ritmo de festas e muitos curtem o mês de janeiro ao lado da família em paraísos turísticos, mas há aqueles que já estão na empresa desenhando o ano de 2019.

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio aponta que as famílias estão ampliando o poder de consumo e também passando a ganhar mais. Os números deixam claro que os comerciantes, independente do tamanho, precisam estar atentos a detalhes que fortalecem a gestão dos negócios para que possam ampliar as vendas, formar uma equipe de sucesso e cumprir todos os compromissos fiscais da empresa.

De acordo com a administradora Elaine Padilha Barreto Alves, que é Conselheira Regional de Administração e atua na área empresarial, "os empreendedores precisam compreender a necessidade de ter administradores na gestão da empresa. Não importante se é uma microempresa ou uma grande indústria, o importante é ter um profissional ao lado. Muitas vezes o dono quer fazer tudo e ainda coloca a família para ajudar no negócio, e uma empresa séria, criada para dar lucro, não pode ser pensada assim. Cada um tem seu papel na empresa e os administradores também", destaca ela, alertando que só é considerado administrador aquele profissional que atua devidamente regular, com registro no conselho de classe. Isso evita contratar mão de obra que não seja profissional.

"Como uma empresa que atua, por exemplo, no ramo de roupas e calçados, acessórios e outros produtos, poderá vender mais se não está controlando o estoque de acordo com a época? se os funcionários estão desmotivados e descontentes com o tratamento que recebem da direção da empresa? se a empresa recebe fiscalizações dos órgãos fiscais e acumula multas? se não tem um planejamento de marketing adequado às necessidades e condições financeiras? se não recolhe os impostos corretamente? são perguntas como essas que um administrador pode responder e ajudar a resolver os gargalos da gestão diária do negócio", afirma Elaine Padilha, lembrando que há outras categorias de profissionais que são fundamentais na empresa.

Os investimentos com administradores para administrar qualquer negócio podem ser feitos em diversos tipos de contratos de trabalho. "Quando um empresário contrata um administrador, ele não está apenas contratando uma mão de obra, mas investindo na sua empresa para ela prosperar", finaliza Elaine Padilha.

Mais mercado

A contratação de profissionais de administração deve ser ampliada em 2019, prevê a diretora do Conselho Regional de Administração de MS, Solaine Trindade. Ao avaliar o cenário e as perspectivas, "a necessidade das empresas públicas e privadas em ter uma gestão profissional só está crescendo e isso se deve muito a fiscalização, também, que será mais eficiente a partir desse ano com a implantação de um moderno sistema. Na gestão pública, por exemplo, tribunais de contas estão ampliando a fiscalização dos gastos públicos e isso leva a necessidade de ter gestores profissionais atuando nos órgãos. Já na atividade empresarial, as fiscalizações por parte da Receita Federal e secretarias municipais também poderão ser ampliadas. Ou seja, não tem mais para onde correr. Onde houver gestão de recursos, pessoal, estoque, controle e outras áreas administrativas, sempre haverá demanda e mercado para os administradores e tecnólogos", afirma a administradora Solaine Trindade, especialista em gestão tributária.

Dica do Conselho

A dica para ter um profissional de sucesso atuando na empresa ou na gestão pública é sempre consultar o Conselho Regional de Administração e verificar se a pessoa que você está contratando tem um registro profissional. Só é considerado Administrador ou Tecnólogo em Administração aqueles profissionais registrados no CRA e adimplentes com o Conselho. O telefone do órgão é (67) 3316-0300 ou registro@crams.org.br.

Sede do CRA-MS - Rua Bodoquena, 16 Bairro Amambai, Campo Grande, MS. O Conselho também tem uma seccional em Dourados, que fica na região central, no Prédio das Araras (Edifício Adelina Rigotti).

registrado em:
Publicações